Tal como referi noutros posts, recomendo sempre fazerem uma visita guiada com guias locais, e aqui não é exceção. Eu fiz este Little India – Free Walking Tour da Indie Singapore Tours e recomendo muito. Como sempre aprendi imensas coisas sobre Little India em Singapura. Mesmo vivendo aqui, há sempre coisas a descobrir!

Foto 1: Uma das bancas de flores ao longo da Buffalo Road. Estas flores são usadas por ex. em altares ou celebrações religiosas.

Foto 2: Um dos muitos murais em Little India
Se não tiveres oportunidade de fazer uma excursão guiada, podes explorar por conta própria com a ajuda deste mapa que inclui as principais atrações de Little India, e ainda duas opções de roteiro a pé: um passeio mais curto de 2 horas, e uma versão mais longa de 4 horas.
Sri Veerakaliamman Temple
Este templo Hindu está localizado no coração de Little India em Singapura, e é dedicado à deusa Kali, a poderosa destruidora do mal. Foi construído pelos primeiros imigrantes que vieram da Índia que aqui se estabeleceram, muitos dos quais trabalhavam como operários ou comerciantes.
Durante o período colonial britânico, esta zona da cidade foi atribuída à comunidade indiana, e o templo tornou-se rapidamente um dos pontos mais importantes de encontro espiritual e cultural.

Foto 3: Templo Sri Veerakaliamman visto do exterior

Foto 4: Templo Sri Veerakaliamman

Foto 5: Templo Sri Veerakaliamman
Espreitem aqui a localização exata deste templo, e já sabem, não se esqueçam de tirar os sapatos antes de entrar, e de levar roupas que cubram os joelhos e os ombros. (Podem também usar os saris ou mantas disponibilizados à entrada do templo).

Foto 6: Templo Sri Veerakaliamman
Tan Teng Niah House
Construída em 1900, esta casa é conhecida por ser a última casa tradicional chinesa que foi preservada no bairro de Little India em Singapura.
Antes deste bairro ser conhecido como Little India, esta zona era conhecida pelos estabelecimentos comerciais chineses que aqui prosperavam em áreas como a criação de gado ou comércio de produtos de vime. Tan Teng Niah, o proprietário desta casa, era dono de várias fábricas de doces ao longo da Serangoon Road, que utilizavam cana-de-açúcar como principal matéria-prima.
Hoje a casa é famosa pela sua fachada vibrante e colorida, que a tornou um dos spots mais instagramáveis de Singapura.

Foto 7: Casa Tan Teng Niah, a última casa chinesa em Little India

Foto 8: Frente da casa Tan Teng Niah

Foto 9: Lateral da casa Tan Teng Niah
Descobre mais aqui sobre a história desta casa, bem como a sua localização exata.
Tekka Centre
Para além das dezenas de pequenas mercearias ao longo da Buffalo Road, em Little India podem ainda encontrar o Tekka Centre que conta com um mercado no piso -1, com várias bancas de legumes frescos, frutas, peixe e carne. No piso térreo encontram uma praça de alimentação com várias opções de comidas, sendo que a especialidade que não devem perder é o famoso Biryani, um prato de arroz com especiarias absolutamente delicioso, dependendo do sítio, MUITOOOO picante! 🌶️
No andar de cima encontram uma variedade muito grande de bancas que vendem roupas tradicionais indianas, costureiros/as que fazem arranjos ou fatos por medida, além de lojas de antiguidades com peças muito originais e típicas de Singapura.

Foto 10: Bancas de venda de peixe no Tekka Centre

Foto 11: Loja de antiguidades no piso 2 do Tekka Centre
Recomendo muito a visita! É um espaço vibrante, multicultural e perfeito para quem quer mergulhar na verdadeira cultura indiana de Singapura.
E, claro, se forem corajosos, escolham uma banca de Biryani e experimentem (alerta PICANTE!!!!)

Foto 12: Biryani de frango da praça de alimentação do Tekka Centre
Indian Heritage Centre
O Indian Heritage Centre é um museu dedicado à cultura e história da comunidade indiana em Singapura, e vale a pena ficar atento à programação porque eles costumam organizar eventos culturais, com danças tradicionais no exterior, exposições temporárias, muitas vezes até com entrada gratuita.
Confesso que ainda não visitei o museu propriamente dito, mas é sem dúvida uma visita a considerar, especialmente se precisarem de uma pausa do calor e quiserem entrar num sítio com ar-condicionado durante o vosso passeio em Little India 😅.
Vejam aqui no site oficial os horários de funcionamento, e o que está a acontecer por lá durante a vossa estadia.
Murais de Little India em Singapura
Enquanto passeiam por Little India, vão reparar em vários murais coloridos espalhados pelas ruas deste bairro, por isso mantenham-se atentos para não perderem nenhum 😊.

Foto 13: Mural em Little India em Singapura

Foto 14: Mural em Little India em Singapura

Foto 15: Mural em Little India em Singapura
Komala vilas – este restaurante vegetariano fica no coração de Little India, em Serangoon Road, e é facilmente identificável pelas longas filas de espera na rua. Se estiverem dispostos a esperar, a comida é realmente muito boa, e ficam já avisados que também picante.

Foto 16 e 17: Pratos vegetarianos do Komala vilas

The Banana Leaf Apolo – este restaurante tem muitas mesas corridas e normalmente é fácil conseguir uma mesa, mas se forem lá durante o fim de semana é provável que também tenha algum tempo de espera. Já vim aqui algumas vezes, e comi sempre muito bem. Mesmo que não sejam entendidos em comida indiana, podem sempre pedir ajuda aos empregados de mesa para sugestões dos pratos mais populares.
Nota: na cultura indiana é costume comer com as mãos, por isso não estranham, sendo que também são disponibilizados talhares para quem quiser, claro.
Espero que estas dicas vos sejam úteis para explorarem Little India em Singapura!
Não deixem de ler também os posts sobre os outros bairros culturais:
E ainda mais posts sobre Singapura: