Antes de viajar para Singapura

Checklist com tudo o que precisas saber antes de viajar para Singapura. Inclui informações sobre a entrada no país, cuidados de saúde, e outras dicas úteis.

Se estás a pensar viajar para Singapura, é provável que queiras combinar esta cidade-estado com outro destino na tua viagem, e recomento muito que o faças. Eu adoro Singapura, mas acho que não vale a pena a viagem só para ficar aqui (assumindo que vens da Europa), especialmente quando há tantas opções de países incríveis para conhecer nas redondezas. Encontram aqui no blog várias sugestões: Tailândia, Indonésia, Vietname, Camboja, entre outros.

Quando visitar Singapura

Singapura fica junto à linha do equador e por isso tem um clima tropical com temperaturas que variam entre os 25 e os 33⁰C, sendo o mais comum estarem acima dos 28⁰C, e MUITAAAA humidade.

O país é afetado por duas monções, e o que precisas de saber é que uma delas traz mais chuva do que o habitual no período entre dezembro e início de março. Durante este período pode chover bastante, por vários dias seguidos, mas nada que impeça seriamente os planos de explorar o país/cidade. Também costuma ficar mais fresquinho nesta altura, com temperaturas que às vezes descem até aos 24⁰C, mas regra geral faz sempre muito calor, e quase todos os dias chove um pouco.

Se tivesse de dar uma recomendação, diria talvez para evitares o mês de dezembro, quando costuma chover mais e com mais frequência. Tirando isso, é abraçar o calor e a humidade, trazer roupas frescas, e fazer bom uso dos leques ou ventoinhas portáteis para ajudar a suportar o calor. E claro, não esquecer de usar sempre protetor solar e chapéu ou boné. Se quiseres viver a experiência asiática completa, então usa o guarda-chuva para te proteger do sol!

Dica: evitem viajar para Singapura durante o Ano Novo Chinês

O Ano Novo Lunar é a maior celebração em Singapura. Embora seja muito giro ver a cidade toda decorada com motivos alusivos ao animal do horóscopo chinês do respetivo ano, e assistir às várias atuações de Lion Dance que se multiplicam pelas ruas, nos dias de feriado propriamente ditos, nada acontece.

Como turistas perde-se oportunidade de visitar hawker centres, mercados e várias atrações que encerram durante este período festivo. Por isso a minha recomendação é que evitem visitar Singapura nesta altura.

O Ano Novo Chinês ocorre normalmente entre o final de janeiro e o início ou meio de fevereiro.

👉 Espreitem aqui para mais detalhes sobre as celebrações, e do que esperar nesta época do ano.

Antes de viajar para Singapura
Antes de viajar para Singapura

Entrada em Singapura

Antes de viajar para Singapura consulta sempre a página oficial da Immigration and Checkpoints Authority (ICA), porque os requisitos de entrada são atualizados com frequência, por exemplo em relação a vacinas ou ao cartão de chegada eletrónico (SG Arrival Card), que deves preencher antes de viajar para Singapura.

Antes de viajar para Singapura precisam considerar os seguintes pontos:

Validade do Passaporte

O passaporte deve ter uma validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada no país.

Visto

Para a grande maioria dos países da Europa não é necessário visto de turista. Mas consultem a lista completa de países que precisam de visto aqui para confirmarem.

Por exemplo, cidadãos portugueses não precisam de visto para viajar para Singapura (para efeitos de turismo ou visita a familiares).

SG Arrival Card

Todas as pessoas que vão viajar para Singapura têm de preencher o Cartão de chegada eletrónico (SG Arrival Card) nos 3 dias que antecedem a chegada.

Nota: se estiverem apenas em trânsito e não saírem da zona internacional do aeroporto não precisam de preencher o cartão. Isto só se aplica a quem vai passar pelo controle de Imigração.

Atenção!

O Arrival Card é um formulário obrigatório para entrada em Singapura, mas é totalmente gratuito.
Soube recentemente de casos em que pessoas foram levadas a pagar por uma suposta “aprovação imediata” do Arrival Card para conseguirem embarcar.
Isto é fraude! Não paguem, o preenchimento é simples, feito online, e não tem qualquer custo associado.

e-Pass

A todas os viajantes que entrem em Singapura é atribuído um passe eletrónico (e-Pass) que veio substituir o velhinho carimbo no passaporte. Este passe pode ser consultado online aqui, e vai-vos indicar o número de dias autorizados de permanência em Singapura.

A duração da estadia autorizada depende de vários fatores: nacionalidade, motivo da visita, e ainda tem uma componente de discricionariedade do oficial de Imigração.  

Por exemplo, cidadãos portugueses que entrem como turistas ou para visitar familiares podem obter um passe com validade até 90 dias, mas confirmem sempre esta informação no site da ICA.

Imigração e controlo de bagagem

Antes de viajar para Singapura leiam com atenção as regras sobre o que podem (ou não) trazer na bagagem. O controlo na chegada é muito apertado, e coisas como pastilhas elásticas ou vapes (ou qualquer tipo de cigarro eletrónico), são proibidos aqui, e mais, caso sejam apanhados as multas podem ser pesadas.

Dica para fumadores

Em Singapura só é permitido fumar em áreas designadas, por isso procurem sempre um lugar onde esteja assinalado que é permitido fumar.

Aqui são muito rígidos quanto a este tema, e mesmo em espaços comuns ao ar livre como jardins de condomínios é proibido fumar.


Consulta também sempre o site oficial do teu país sobre viagens e emigração.

👉 Para cidadãos portugueses que queiram viajar para Singapura o site é este: Portal das Comunidades – Singapura.

Posso beber água da torneira em Singapura?

Sim! Eu sou aquela esquisitinha que nunca bebeu água da torneira em nenhum país onde vivi porque não gostava do sabor. Mas aqui a água é bastante razoável, e claro, segura para consumo. É, aliás,  a primeira vez na vida que deixei de comprar água engarrafada!

Dados móveis em viagem

Antes de viajar costumo sempre comprar um pacote de dados móveis, que é muito útil para procurar restaurantes nas proximidades ou contactar guias e hotéis. Costumo usar a Airalo, que permite comprar pacotes de dados móveis através de um eSIM. Basta fazer o download da App, criar uma conta, selecionar o país e pacote de dados pretendido, pagar, e depois instalar o eSIM. Para mais detalhes, podes verificar aqui. Certifica-te também de que o teu telefone suporta o eSIM aqui.

Usa os códigos de desconto Airalo disponíveis na Home page do blog.

Transportes em Singapura

Os transportes públicos funcionam super bem em Singapura, e existe uma rede de metro do mais eficiente que há, aqui chamado de MRT (Mass Rapid Transit), que cobre grande parte da ilha.

Podes usar o Google Maps para perceber qual o melhor percurso para chegar ao teu destino, e vais ter a indicação de qual a linha de metro a apanhar, ou o número de autocarro, se for o caso.

Como pagar no metro e autocarro?

Tens quatro opções, sendo que recomendo as duas primeiras:

Cartão de crédito/debito contactless  (Visa ou Mastercard)

Sem dúvida a forma mais prática e conveniente. Podes usar o mesmo cartão para pessoas diferentes se por exemplo passares o cartão físico para uma pessoa, e o mesmo cartão em formato Apple wallet ou Watch para outra.

Cartão recarregável EZ-link

Custa $10, dos quais $5 são convertíveis em viagens. Costumo usar este cartão quando temos visitas em Singapura. Os cartões podem ser adquiridos nas várias estações de metro espalhadas pela cidade, e depois é só carregá-lo à medida que precisares. Vê mais sobre o EZ-link aqui.

Cartões de turista com viagens ilimitadas

Acho que teriam de passar o dia inteiro a andar de transportes públicos para compensar em termos de preço. Como referência, eu moro fora do centro e, em média, pago $1,90 por viagem mas podes usar o simulador aqui para teres uma noção dos custos de cada viagem. Percebo que esta opção possa fazer sentido para quem não quiser ter de se preocupar em carregar o cartão durante os dias que estiver por aqui. No fim da validade, o cartão de turista passa a funcionar como EZ-link normal e pode ser recarregado.

Dinheiro

Podes pagar com dinheiro só nos autocarros, mas tens de ter o valor certo porque os motoristas não dão troco.


Coisas a saber:

  • Crianças com menos de 0,9m não pagam nos transportes públicos, mas a partir desta altura pagam bilhete normal de adulto.
  • Ao andares de autocarro não te esqueças de passar o cartão na entrada e também na saída. Se não o fizeres ao sair, será cobrado o valor máximo da viagem.

Andar de táxi em Singapura

Outra forma muito conveniente de nos deslocarmos em Singapura é de táxi. Aliás, recomendo mesmo que usem um táxi à chegada ao aeroporto, já que o metro costuma estar bastante cheio e não é muito prático para andar com malas atrás. (Se não tiverem muita bagagem e estiverem hospedados numa localização central, também podem considerar o autocarro no. 36 – vejam mais em Getting To Changi Airport.

Assim que saírem da zona das chegadas no aeroporto, basta seguir as indicações para a zona de táxis e entrar na fila, que normalmente anda rápido.

Há muitas paragens de táxi espalhadas por toda a cidade, sobretudo em frente a hotéis e centros comerciais. No entanto, se não quiserem ficar à espera de um carro disponível podem usar as apps onde já fica associado o vosso meio de pagamento, e conseguem chamar um táxi para o local onde se encontram. A empresa de táxis daqui chama-se ComfortDelGro, e existe também o equivalente à Uber na Ásia que aqui se chama Grab.

Dica

Se não tivem dinheiro com vocês validem com o taxista de que podem pagar com cartão. Apesar de ser muito raro, às vezes lá aparece um taxista que diz não aceitar pagamentos com cartão.

Pagamentos em Singapura

Diria que 95% dos pagamentos que faço em Singapura são feitos com cartão bancário, Apple Pay e similares. A maioria dos restaurantes, lojas, museus e transportes aceita pagamentos contactless, o que facilita muito a vida a quem visita.

Ainda assim, podem existir algumas bancas em praças de alimentação menos turísticas que só aceitem PayLah ou PayNow que é o equivalente ao MBway de Portugal.  Nestes casos pode ser necessário usar dinheiro. Só por este motivo talvez não seja pior levantar ou trocar uma pequena quantia para despesas como comida e bebida em lugares mais tradicionais. Se não conseguirem trocar dinheiro antes de viajar para Singapura, no aeroporto encontram algumas bancas em que é possível fazê-lo.

Cuidados de saúde

Esta não é uma recomendação exclusiva de Singapura, já que faço sempre questão de lembrar da importância de comprar um seguro de saúde antes de qualquer viagem.

Mas é importante saber que em Singapura os cuidados de saúde são caríssimos, e por isso mais vale prevenir do que ficar endividado para a vida caso surja alguma emergência médica. Espero que não precisem de usar esta secção, mas ficam aqui algumas sugestões.

Emergências médicas

Se precisarem de atendimento urgente podem dirigir-se a um destes dois hospitais:

  • NUH (National University Hospital) – este é um hospital público com custos mais acessíveis, especialmente útil se tiverem de pagar primeiro do vosso bolso antes de acionar o seguro.
  • Mount Elizabeth Hospital –  este é um hospital privado, e por isso mais caro, que tem uma localização em Orchard, no coração de Singapura.

Cuidados menos urgentes

Se o problema de saúde não for tão urgente, podem procurar as chamadas GP clinics (General Practitioner Clinics), que são consultórios médicos existentes em praticamente todos os bairros de Singapura. Listo aqui algumas das clínicas que podem encontrar em diferentes zonas da cidade:


Para outras dúvidas específicas, espreitem aqui em Visit Singapore se planeiam viajar para Singapura, onde podem encontrar informações úteis como por exemplo o tipo de tomada elétrica (que já agora é igual à do Reino Unido, com três pinos retangulares).

Não percas também os outros posts sobre Singapura:

*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *