Segue-se a lista das atrações turísticas de Singapura que não podem mesmo perder! São estes os lugares onde levo sempre a família e os amigos quando tenho visitas. Infelizmente como costumam ficar pouco tempo só dá para isto, mas vou escrever também um outro post com sugestões caso fiquem mais uns dias por aqui. Como vão perceber, não faltam coisas para fazer em Singapura!
Devo ainda dizer que para mim a melhor maneira de conhecer uma nova cidade é através de visitas guiadas feitas por locais.
Recomendo muito as walking tours da Indie Singapore, que acontecem diariamente em diferentes bairros da cidade. Eu própria já fiz quase todas de tão boas que são!
As visitas funcionam estilo pay-as-you-wish, ou seja, no final é sugerido que façam uma contribuição voluntária. Por isso, não são exatamente gratuitas, mas são acessíveis e super informativas. Também é possível marcar tours privados, o que também já fiz na altura das restrições do Covid, quando o turismo estava parado, e valeu muito a pena!
Visita ao Gardens by the Bay
Descobre aqui tudo o que precisas saber sobre a visita ao GBTB (Gardens by the Bay).
Estes jardins são incríveis para passear a qualquer hora do dia, e ainda oferecem as vistas para as imponentes torres do Marina Bay Sands. O acesso aos jardins exteriores é gratuito, e há imensas opções de atividades para crianças também gratuitas.
A entrada no Flower Dome e Cloud Forest são imprescindíveis, e programa a tua visita a estas atrações de forma a ficares no GBTB para a noite, para o espetáculo de luzes que acontece diariamente às 19h45 e 20h45.
Esta atração é única de Singapura, e não encontras mais nada do género em lado nenhum!

Foto 1: Cloud Forest com a exposição Jurassic World

Foto 2: Exposição temporária no Flower dome

Foto 3: Exposição temporária no Flower dome
Marina Bay Sands
As icónicas três torres do Marina Bay Sands (MBS) são visíveis de muitos pontos da cidade, mas vale muito a pena passearem em frente ao rio para as admirar de perto.
Lê aqui todas as possibilidades, mas diria que a forma mais comum será de metro pela linha azul (Downtown line), e saindo na estação Bayfront.
Todas as noites, mesmo em frente ao shopping, decorre um espetáculo (gratuito) de luzes e água chamado Spectra, que não podem perder. Consultem os horários aqui para planearem a vossa visita.
Dica: é possível combinar os espetáculos de luzes do MBS e do GBTB na mesma noite. Já conseguimos ver o espetáculo no MBS às 20h e depois fomos a correr para o GBTB para assistir ao espetáculo das 20h45, e conseguimos chegar a tempo! Não recomendo, mas dá! 😅

Foto 4: Espetáculo Spectra em frente ao MBS
O shopping – The shoppes – localizado no Marina Bay Sands, tem todas as lojas de marcas de luxo e não só que consigam imaginar. É aqui que também vão poder ver a famosa loja da Apple que parece flutuar no rio. Se não quiserem entrar, vale a pena ver de fora pelo seu formato único envidraçado.
Se procuras algo para comer, aqui vais encontrar restaurantes para todas as carteiras, mas a minha recomendação para uma refeição mais em conta é a praça de alimentação no piso B2 – Rasapura Masters. Aqui encontram bancas com vários tipos de comida asiática. Mas atenção, esta praça de alimentação é mesmo muito concorrida, e é comum ter de se esperar 15 minutos ou mais por uma mesa livre.
Skypark Observation Deck – podes comprar bilhetes para o Skypark Observation Deck aqui, sendo que se quiseres garantir a tua entrada, tens de reservar com antecedência. Especialmente nos horários do espetáculo de luzes, os bilhetes esgotam rápido.
Bar Cé La Vi – outra opção é o bar Cé La Vi que fica no topo do Maria Bay Sands. Há um valor mínimo de entrada que já inclui uma bebida, e por isso até diria que compensa mais esta opção. Espreitem todos os detalhes aqui.
Infelizmente uma noite aqui custa uma pequena fortuna, mas recomendo muito se quiserem perder a cabeça e fazer algo diferente. Encontram mais detalhes sobre o hotel no post Onde ficar em Singapura.

Foto 5: Vista para o MBS à noite
Bairros culturais: Chinatown, Little India e Kampong Glam
Singapura é uma cidade onde várias culturas vivem lado a lado, e os bairros culturais são o melhor reflexo disso!
Cada um destes bairros merece o seu próprio post, e são todos imperdíveis! Ficam aqui os links e uma pequena introdução:
Este é provavelmente o bairro que mais tempo leva a explorar, até porque incluí também a zona de Telok Ayer que tem imenso para descobrir.
Assim que saímos na estação de metro de Chinatown, deparamo-nos logo com as instruções de saída em mandarim (o que não acontece em todas as estações), e damos de caras com mais uma rua de shophouses coloridas e com muitas histórias para contar.
Foi nesta zona que se estabeleceram muito emigrantes chineses que chegaram em massa no século XIX quando Singapura se afirmou como um dos portos coloniais britânicos mais importantes.
Aqui vais poder visitar templos budistas e taoistas, experimentar comida de rua, cheirar o famoso (e mal cheiroso) durian, e ainda fazer compras de lembranças típicas.
➡️ Lê o post completo sobre Chinatown aqui.

Foto 6: Edifício People’s Park Complex

Foto 7: Um dos murais do artista Singapuriano YC

Foto 8: Roda de oração situada no último andar do Templo da Relíquia do Dente de
Em Little India encontras uma explosão de cores, aromas e sons. Desde templos hindus decoradíssimos, a mercados de flores frescas e especiarias, este bairro é imperdível se queres sentir o coração da cultura indiana em Singapura.
➡️ Lê o post completo sobre Little India aqui.

Foto 9: Casa Tan Teng Niah, a última casa chinesa em Little India

Foto 10: Banca de flores ao longo da Buffalo Road. Estas flores são usadas por ex. em altares ou celebrações religiosas.

Foto 11: Templo Hindu Sri Veerakaliamman
Se tivesse de escolher o bairro que mais surpreende quem nos visita, diria que é Kampong Glam, também conhecido como zona árabe.
Este bairro é um verdadeiro festival de cores, texturas e cheiros e, como é uma zona de conservação mantém as shophouses tradicionais e as ruas estreitinhas cheias de lojinhas de têxteis, perfumes e comida muçulmana.
É também aqui que vais encontrar a Mesquita do Sultão (Sultan Mosque), as ruas com murais coloridos e uma vibe artística e alternativa.
➡️ Lê o post completo sobre Kampong Glam aqui.

Foto 12: Edifício Parkview Square

Foto 13: Murais coloridos em Haji Lane

Foto 14: Sultan Mosque
Orchard
A Orchard Road é conhecida como a rua dos shoppings. É inacreditável a quantidade de centros comerciais de um lado e do outro da rua, e apesar de também encontrarem aqui marcas acessíveis aos comuns mortais, esta zona é sobretudo conhecida pelas suas lojas de marcas de luxo. Muitas delas estão presentes em mais do que um shopping ao longo da mesma rua, e às vezes até com filas para entrar… vá-se lá entender!
Descubram aqui a lista completa dos shoppings, e mesmo que não queiram fazer compras, recomendo que venham aqui para perceberem o nível de consumo que existe em Singapura. Não deixem de espreitar o edifício do shopping ION que é uma verdadeira obra de arquitetura!

Foto 15: Frente do Shopping ION
Enquanto estiverem em Orchard, não deixem de passear pela Emerald Hill Road, uma rua giríssima com shophouses muito bem preservadas. Muitas destas casas foram transformadas em bares e restaurantes, perfeitos para desfrutar de uma bebida ao fim do dia. Na mesma rua encontram também shophouses que foram convertidas em casas modernas, mantendo sempre a sua fachada tradicional e colorida.

Foto 16: Emerald Hill Road
Estas são para mim as atrações imperdíveis em Singapura. Em breve sairá também um post com outras visitas caso tenham mais tempo pela cidade, e como vão ver há muuuuuuiiiiitasssss coisas que fazer em Singapura.
Para já não percas também os posts: