Como já referi várias vezes aqui no blog, o trânsito em Bali é absolutamente caótico. Por isso a minha principal recomendação é que evitem ao máximo andar de um lado para o outro da ilha. Nós cometemos este erro na primeira vez que visitámos Bali porque eu queria conhecer o máximo possível, e no final visitámos muita coisa, mas também passámos muito tempo enfiados dentro de um carro. Assim, escolham uma zona onde ficar em Bali, explorem essa região, a pé de preferência, e se quiserem conhecer outras regiões da ilha, mudem de estadia e explorem a partir daí.
Há muitas zonas populares em Bali, que eu vou tentar descrever aqui de forma resumida, mas as minhas primeiras escolhas seriam Sanur, Uluwatu e Ubud (esta última fora dos meses mais turísticos).
(nas nossas viagens a Bali ficámos apenas em Sanur e Ubud. As informações sobre outras regiões baseiam-se em coisas que li, e opiniões de outras pessoas).
Onde ficar em Bali – Uluwatu
Uluwatu é uma das zonas mais populares do momento! Conhecida pelas suas praias de água cristalina, situadas em encostas altas e acessíveis apenas através de vários lanços de escadas. (É necessário um nível mínimo de fitness para subir e descer as escadas das praias em Ulawatu).
Entre as praias mais visitadas encontram-se as praias de Bingin, Padang-Padang, Dreamland, e Melasti (esta última sem escadas).
Esta região é também muito procurada pelos seus Beach Clubs, como o Sunday Beach Club ou o White Rock Beach Club.
As praias em Uluwatu têm ondas com diferentes intensidades, sendo por isso muito procuradas por sufistas. Encontram aqui também muitas ofertas para aulas de surf.
Outra razão pela qual esta área é tão procurada, é a grande oferta de cafés, restaurantes, e até spas que têm aberto nos últimos anos. Um dos mais restaurantes mais populares é o The Cashew Tree, que é perfeito para famílias com crianças porque tem também um parque infantil. Para aulas de Yoga espreitem o Alchemy, que para além da Yoga também tem restaurante. (existe em outras localizações de Bali).
Uma das principais atrações turísticas de Bali fica em Uluwatu, o Templo de Uluwatu e o Espetáculo Kecak & Fire Dance. Para saberes mais do que fazer em Bali, não deixes de ler o post:



Sugestões de alojamentos em Uluwatu:
Onde ficar em Bali – Sanur
Optei por ficarmos em Sanur da primeira vez que viemos a Bali porque é dos poucos sítios em Bali onde a praia não tem ondas, e como a Maria Rita só tinha quatro anos na altura, achei que podíamos aproveitar mais a praia aqui. Acabámos por não aproveitar assim tanto porque choveu no dia que tínhamos reservado para fazer praia, e na altura em que fomos, em julho, estava muito vento. É nas praias em Sanur que se realizam vários campeonatos de Kitesurf, por isso podem ver que é uma zona mesmo muito ventosa!

Mesmo assim, recomendo muito esta zona. Em Sanur existem montes de restaurantes, cafés e lojas, e é possível andar a pé para todo o lado. Gostei mesmo muito da zona, e voltaria a ficar aqui sem hesitar. Não sei se ainda é assim, mas na altura fiquei com a sensação de estarmos completamente afastados da confusão de Bali, pareceu-nos uma zona super relaxada.
Lê o post completo onde descrevo o hotel onde ficámos em Sanur, que era ótimo, e ainda outras dicas de onde ficar hospedado em Sanur.
Onde ficar em Bali – Ubud
Ubud é a zona de Bali conhecida pelas paisagens épicas dos campos de arroz, e que hoje em dia tem montes de cafés e restaurantes com o famoso baloiço usado para tirar fotografias com o vestido a rigor.
Na primeira vez que estivemos em Ubud ficámos mais a norte, numa zona que já nem é considerada Ubud, e da segunda ficámos mesmo no centro. A verdade é que achei o centro de Ubud completamente caótico, com um exagero de carros e motas, em que nem dava para andar à vontade a pé nas ruas porque os passeios são demasiados estreitos para tanta gente!
Segundo me disseram, este caos acontece mais nos meses de férias de verão, e também em dezembro. Talvez noutra altura do ano seja mais agradável a experiência de ficar no centro de Ubud, mas não recomendaria de todo em agosto. Só no dia da nossa chegada estivemos uns 30 minutos para fazer 5km até ao nosso hotel.

Apesar da zona dos mercados até ser gira e ainda se sentir o feeling de Bali, achei o centro muito descaracterizado, com lojas e supermercados que se encontram em qualquer parte do mundo, e nem parecia que estávamos em Bali. Ainda assim, há paisagens muito bonitas e não fosse o exagero de carros e pessoas teria gostado muito mais!



Uma atração muito popular em Ubud é a Monkey Forest que dispensámos porque já vejo muitos macacos em Singapura, e que ao contrário dos macacos de Bali, não são agressivos! É preciso ter muito cuidado com os macacos em Bali porque eles roubam coisas tipo óculos de sol, telefones, ou bolsas e sacos. Se, por azar, forem mordidos, devem ir de imediato para uma clínica ou hospital.
Lê aqui onde encontras sugestões de hotéis em Ubud e outras dicas úteis:
Onde ficar em Bali – Seminyak
Seminyak é uma zona muito popular em Bali, onde se encontram alguns dos Beach Clubs mais conhecidos como o Potato Head ou o Mrs Sippy Bali. Esta zona é conhecida por ter restaurantes mais sofisticados, cafés de smoothies e rice bowls, e hotéis luxuosos.
As praias de Petitengent ou Legian em Seminyak são famosas pelo surf, e por isso vão encontrar aqui alguma ondulação.
Não seria a minha primeira escolha porque me parece uma zona demasiado movimentada para o meu gosto. Ainda assim, há algumas opções de alojamento em Seminyak situadas em áreas mais calmas, em que depois poderiam deslocar-se de Grab ou táxi para a agitação.
Sugestões de alojamento em Seminyak:
Onde ficar em Bali – Canggu
Pronunciada Chang-goo, esta região é muito recomendada para nómadas digitais, surfistas, e para gente nova! (ou sem filhos vá…). O trânsito é Canggu é absolutamente caótico, com muitas scooters, e esta não é uma localização em que eu ficasse de todo, até porque não faço surf também….
É uma área muito procurada para ver o pôr-do-sol na praia, e também para sair à noite.
Muitos alojamentos em Canggu são só para adultos, como é o caso do Shore Amora Canggu.
Também pode ser uma área a considerarem se estiverem a planear um encontro familiar ou com amigos, uma vez que há aqui muitas villas que acomodam muita gente, por exemplo a Umbala the House ou a Villa Joju.
Onde ficar em Bali – Nusa Dua
A zona de Nusa Dua é muito procurada para quem quer passar uns dias de férias em modo resort, em frente à praia, e especialmente popular entre famílias com crianças, uma vez que muitos destes resorts têm kids club.
Aqui não se sente muito o espírito de Bali, uma vez que em Nusa Dua encontram somente resorts, e shoppings. Mas pode ser uma boa opção se quiserem combinar praia (sem ondas) com algumas visitas culturais.
Sugestões de alojamentos em Nusa Dua:
Onde ficar em Bali – Amed
Se mergulhar for a vossa cena, então Amed é uma zona a considerarem. Fica na costa este de Bali, a umas três horas do aeroporto, e normalmente esta zona é mais tranquila comparativamente às outras regiões mais populares, e por isso com preços muito mais acessíveis também.
Em Amed as praias são de areia preta, e também se consegue fazer Snorkelling diretamente a partir da praia. Os alojamentos são mais rústicos comparativamente às outras regiões, e não se encontram resorts de cinco estrelas como em Nusa Dua por exemplo.
Sugestões de alojamentos em Amed:
Onde ficar em Bali – Candi Dasa
Também conhecida por Candidasa, esta é uma região mais tranquila, procurada por quem quer fugir do caos típico de Bali. Aqui as praias têm água cristalina, e também se pode fazer snorkelling.
Sugestão de alojamento em Candi Dasa:
Espero que tenhas ficado com uma ideia das diferentes áreas de Bali, e que este guia te seja útil para ajudar a escolher onde ficar em Bali de acordo com o teu estilo de viagem.
Não deixes de ler também os outros posts sobre Bali, ou outros destinos que podes combinar com a tua viagem a Bali:


