Bali é uma ilha riquíssima em cultura, espiritualidade, e paisagens naturais, e não vai faltar o que fazer em Bali!
Esta é também a única região da Indonésia onde a maioria da população é hindu e não muçulmana. Não é de estranhar por isso, que uma das principais atrações da ilha sejam os templos hindus, construídos nos sítios mais extraordinários, e que não se encontra igual em mais lugar nenhum do mundo.
Como sempre, recomendo que faças passeios com guias locais, e vou incluir ao longo do post alguns links e recomendações de tours que fiz.
Antes de continuares, lê também o post Onde ficar em Bali, para organizares os passeios de acordo com a zona onde vais ficar. O trânsito é um problema grave em Bali, e não é assim tão simples atravessar a ilha.
Visita aos templos Hindus
Esta era uma das coisas que mais queria fazer em Bali quando vim pela primeira vez: visitar os templos Hindus.
Acabámos por ver mais templos do que o ideal para o pouco tempo que tínhamos. Por isso, escrevi uma secção sobre templos que acho que devem mesmo visitar, e os que podem visitar se tiverem tempo extra. Lê tudo no post:
Visita a Ubud
Da última vez que estivemos em Bali fizemos este tour de um dia Discover Ubud’s beauty in a day e adorei. O itinerário é flexível e gostei muito do guia, que nos ensinou imensa coisa sobre a cultura de Bali, e especialmente da vida em Ubud uma vez que ele nasceu e cresceu aqui. A visita a Ubud é mesmo uma coisa que deves fazer em Bali!
Paragens recomendadas em Ubud:
🐒 Monkey Forest
Dispensámos porque em Singapura já lidamos com macacos suficientes (inclusive dentro de casa!), e os de Bali são bem mais agressivos.



Se fores à Monkey Forest, cuidado com os objetos pessoais: óculos, telemóveis, sacos, tudo, porque eles roubam!
⛲Cascata Tegenungan
A cascata tem umas vistas giras e podem também ir aqui a banhos. Não tive vontade de mergulhar na cascata propriamente dita, mas depois de descer as escadas há uma pequena piscina com água de uma fonte natural considerada sagrada que estava com bastante bom aspeto. Por isso se visitarem a Cascata Tegenungan, considerem levar fato-de-banho.



A subida das escadas no regresso é puxada, mas vale a pena!
☕️Visita a uma plantação de café (incluindo prova do famoso Luwak coffee)
Normalmente esta paragem faz parte dos tours de um dia em Ubud, e acho que vale a pena fazer em Bali, até porque é também uma forma de apoiar os negócios locais.
A prova do café de Luwak é um bocadinho controversa, uma vez que o Luwak é um pequeno mamífero asiático (fofinho até!) que adora comer grãos de café, que depois são apanhados no cocó, lavados, torrados, e moídos para café. Supostamente como os grãos de café fermentam naturalmente durante a digestão do Luwak, o café fica menos amargo e mais suave. Para mim continua forte à mesma, mas sem dúvida que tem um sabor diferente. A controvérsia aqui é que infelizmente alguns lugares sujeitam os Luwaks a maus-tratos, e deixam-nos em jaulas muito pequenas, pelo que não é considerada uma atividade muito ética.
Neste último lugar que visitámos disseram-nos que os Luwaks andavam livremente e, de facto, até estava um à solta a dormir. São animais noturnos e por isso dormem durante o dia.



Nestas visitas podem provar variedades de chá locais e também café normal, sendo que o Luwak coffee é opcional.
🌿Tirta Empul Temple
Este é um dos templos mais famosos de Bali porque é aqui que são realizadas muitas das cerimónias de purificação na água. A água vem de nascentes naturais, e é considerada das mais sagradas de Bali, sendo que muitos balineses vêm ao templo fazer o ritual da purificação pelo menos uma vez por mês. A arquitetura hindu do tempo vale muito a pena a visita!



🌾Campo de arroz Tegallalang (ou Jatiluwih)
Neste passeio a Ubud almoçámos com vista para os terraços de arroz de Tegallalang, mas da outra vez que estivemos em Bali, passeámos pelos terraços de arroz de Jatiluwih, que me pareceram mais autênticos. Em Jatiluwih podemos escolher fazer um passeio mais curto ou ficar horas a caminhar pelos campos de arroz, aproveitando mais a natureza.

Acabámos por não entrar mesmo nos terraços de arroz Tegallalang, mas se quiserem fazer o passeio é preciso pagar uma taxa para entrar.



Aulas e retiros de Yoga
Bali é o paraíso da Yoga. Muitos hotéis em Bali oferecem aulas de yoga para os hóspedes, e mesmo que não o façam, tenho a certeza de que vais encontrar um centro de yoga junto ao teu alojamento! Já tinha referido o Alchemy por exemplo, com localizações em Ubud e Uluwatu, que até oferecem cursos de formação para instrutores de yoga.
Um outro programa muito popular são os retiros de yoga, e é uma das coisas que quero mesmo fazer em Bali. Ficam aqui algumas opções:
Guias espirituais e sessões de cura
Muitos dos retiros de Yoga que listei acima incluem algum tipo de sessão espiritual, e é algo que podem adicionar ao vosso retiro.
Na última vez que estive em Bali resolvi experimentar uma sessão com um Guia Espiritual e foi uma experiência muito reveladora e impactante. Não foi propriamente barata, mas é algo que voltaria a fazer em Bali sem dúvida!
Marquei a minha sessão através do site da Seek Sophie, que é uma agência fundada por duas Singapurianas que se dedicam a criar experiências mais autênticas para turistas. Aqui encontram mais detalhes sobre o que esperar de uma sessão com o guia Jero Mangku. Podem ainda adicionar à vossa consulta uma sessão de purificação na água.
Deixo aqui também outras opções:
Surf
Bali é um destino incontornável para surfistas, sendo que existem várias praias com diferentes graus de dificuldade e para todos os gostos. Para iniciantes recomenda-se normalmente a praia de Kuta ou Legian.
Deixo aqui alguns exemplos de escolas de surf onde podem marcar aulas:
Praia
Espreita a secção dedicada a Uluwatu para sugestões de praias e Beach clubs com água cristalina no post:
Snorkelling
Para snorkelling recomendo muito mais as ilhas Gili (as três Gili a norte ou as cinco Gili no sul de Lombok). Ainda assim, se não conseguirem ir à ilha vizinha, ficam aqui estas sugestões para fazer em Bali:
Passeio de barco à Blue Lagoon partir de PandangBai
Foi o que fizemos quando a Maria Rita era pequena. Apesar de não ser brilhante, deu para matar o gosto. Exemplo de tour em Get Your Guide:


Lembongan + Nusa Penida
Os passeios incluem três spots e, se o mar permitir, possibilidade de ver mantas na Manta Bay.
Atenção que o mar aqui é mais agitado e, à semelhança da viagem Baili-Gili/Lombok, tenham sempre muita atenção às condições do mar, e procurem operadores com boas reviews e que ponham sempre a segurança em primeiro lugar. Exemplo de tour em Get Your Guide:
Com esta lista já tens várias ideias do que fazer em Bali, que espero que sejam úteis!
Outros posts a não perder sobre Bali:
*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.


